segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

MUNDO || As pessoas mudam?


Faz-me uma enorme comichão ler "as pessoas não mudam, revelam-se". Aliás, toda a ideia de que uma pessoa não muda deixa-me desconcertada pela falácia com que me confronta. E a primeira coisa que pergunto quando alguém solta a mais bela pérola das pérolas é: 

Tens os mesmos pensamentos e ideias de quando tinhas 16 anos? E se não os tens como pode a tua atitude ser a mesma com que tinhas aos 16?

E vocês respondem-me: oh, isso não é mudar. Como não é? As experiências não nos mudam? Não nos transformam? Não nos marcam? Não nos ensinam? Se não mudássemos, como poderíamos aprender? Como poderíamos ensinar? 
Claro que existem mudanças! Chama-se a isso evoluir. A minha atitude para com as coisas, as pessoas, a vida em geral é um constante molde de experiências e memórias. Aprendo aqui, erro ali, reconheço acolá. Faz parte de nós assimilarmos as nossas atitudes para tudo o que fazemos e reflectir se foram as mais correctas. E, inevitavelmente, corrigi-las. Há coisas em que reagia no passado e que hoje não têm a mesma reacção da minha parte. Respostas que dava que agora não dou. Coisas que fazia sem pensar e que agora reflicto mil vezes. Faz parte.

É certo que há toda uma construção de carácter e personalidade que nos acompanha toda a vida, que nos torna uma imagem de marca e que não envelhece nem se transforma. Faz parte do que somos. Mas aquilo que fazemos a vida inteira tem uma inevitável consequência nas nossas acções e pensamentos. Melhora ou piora o nosso carácter. Aprimora ou destrói a nossa personalidade. Recorta-a ou completa-a.

"As pessoas não mudam, Inês", mudam. Aprendem e crescem. Cabe a cada um de nós decidir se as queremos à mesma quando evoluem. Mas isso é outra história.

13 comentários:

  1. Inês, se tivesse a tua frente levantava-me, aplaudia, e dava-te um enorme abraço! Concordo tanto com o que escreveste aqui. A frase de "as pessoas não mudam, revelam-se" é tão ... irritante, não posso com quem diz isso, e para as pessoas que dizem que não mudamos: têm olhos na cara ???

    ResponderEliminar
  2. Mudam sim! E basta pensarmos em nós próprios para vermos isso. Se mantemos muitas caracteristicas e gostos e se somos o que somos desde sempre? Talvez. Mas as atitudes alheias, as experiências e os momentos mudam-nos. Para o bem e para o mal.

    ResponderEliminar
  3. As pessoas mudam ao longo da vida, com as aprendizagens, os erros, as desilusões. Mas não mudam porque nós queremos que elas mudem. As pessoas mudam por elas próprias, porque a vida as faz mudar.

    ResponderEliminar
  4. Exactamente... Como sabemos errar na vida é inevitável... Ninguém nasce santo, perfeito ou coisa que o valha!
    Se erramos e não mudamos, pelo menos a atitude, então não há a, como referiste, evolução. Ora, se isto não acontece, permanecemos estáticos a vida toda e isso não dá em nada, sejamos honestos!
    Os que dizem que as pessoas não mudam, das duas uma: ou ainda não"viveram" o suficiente para perceber que as circunstâncias em que nos encontramos nos mudam, ou, teimam até ao fim em como as coisas são assim e não há volta a dar... Respeito opiniões, mas tenho de discordar com esta última! Mas isto é a minha pequena opinião que vale o que vale.

    ResponderEliminar
  5. Chateei-me com uma pessoa com 15 anos e voltei a falar com ela 6 anos depois. Ambos estamos duas pessoas completamente diferentes.

    ResponderEliminar
  6. Concordo muito com o que dizes aqui!!

    ResponderEliminar
  7. Tal e qual: "As pessoas não mudam, Inês", mudam. Aprendem e crescem. Cabe a cada um de nós decidir se as queremos à mesma quando evoluem. Mas isso é outra história."

    ResponderEliminar
  8. Concordo com tudo o que disseste! Também sempre pensei o mesmo que tu :)

    ResponderEliminar
  9. Concordo totalmente com o que escreveste. Nós estamos em constante mudança sem termos noção disso, muitas vezes. Quando erramos em algo, queremos sempre mudar para melhorar o que fizemos mal, por exemplo. Nós somos os próprios a dizer "tenho que mudar de atitude". Claro que nos revelamos, estamos sempre a revelar-nos, porque a mudança também leva a isso, leva a uma revelação de pensamentos (por exemplo) que outrora talvez não fizessem parte de nós. O problema é que as pessoas não têm sempre consciência disso e confundem os conceitos.

    ResponderEliminar
  10. Nem mais! Ainda hoje falei com isso sobre uma pessoa. As pessoas mudam, sim. É inevitável. Excelente texto, Inês.

    ResponderEliminar
  11. Claro que as pessoas mudam; concordo totalmente :) É inevitável...

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)