LIVROS || Eleanor & Park


Este livro tem a receita mais que certa para uma verdadeira história de amor de adolescentes: dois jovens inadaptados, diferentes de tudo o que encaixa num padrão de popularidade e que através da música e da banda desenhada se apaixonam um pelo outro, contra toda a opinião escolar. Ele diz que a ama vezes sem conta, ela não acredita nos "para sempre" e diz-lhe que algum dia vai acabar. E a receita estaria pronta.

Mas Eleanor & Park fala sobre assuntos muito mais fortes do que um amor teen. Fala sobre famílias problemáticas e o amor sem preconceitos. Sobre bullying e violência doméstica. Sobre coragem e esperança. Não é, portanto, um conto de fadas cor-de-rosa.

Mas é isso que nos aquece na história. Entre todo o desenrolar, entre todos os conflitos que nos deixam de coração em riste, há um amor jovem, quentinho e sexy a começar entre uma rapariga que nos faz lembrar a Mérida do filme Brave, com roupas esquisitas e um rapaz coreano e amoroso que é um amante fervoroso da sua música e da sua BD. Dentro de todo o furacão, ao longo da história, este romance tímido que cresce faz-nos esquecer por segundos de que eles não são meros adolescentes e vivemos todas as peripécias dos sentimentos deles como se fosse algo bem simples - tal como eles se sentem quando estão juntos -.

Os capítulos são curtos e de dois narradores. É incrível porque sabemos o que se passa na cabeça de cada um através da narrativa, mas é ainda mais soberbo que Rainbow consiga passar para nós a completa noção de que nenhum deles tem certezas sobre o que o outro pensará realmente de si, especialmente em situações comprometedoras. Um pouco do que nós em vida real realíssima passamos de vez em quando: "O que será que ele está a pensar de mim depois de x?". A linguagem é muito jovem, como se estivéssemos mesmo a ler todos os pensamentos dos dois como um fio conector e o que torna a leitura leve e sem falhas de informação.

Fiquei apaixonada pela sensibilidade de Park e uma revolta dentro de mim cresceu sobre o padrasto de Eleanor - eu nem conseguia ler bem as passagens de tão incomodada que ficava -. Algo na mãe de Eleanor me inquieta e não me deixou, de todo, com pena ou com vontade de me envolver com a personagem. Revoltava-me de uma forma diferente do padrasto mas não conseguia ficar indiferente.

É um livro que, tal como a música que eles ouvem, fica na nossa cabeça, mesmo quando fazia pausas na leitura.  Fez-me rir imensas vezes, fez-me ter vontade de entrar no capítulo e agir. Fez-me reflectir sobre muitas coisas, sobre o poder de uma família, o poder de termos alguém que nos ama de alma e coração e o poder da esperança. De acreditar que, por vezes, os para sempre parecem irreais, pirosos e lamechas mas que, para sempre pode muito bem ser já amanhã. Com um postal de correio a dar sinal.

Autora: Rainbow Rowell
Número de páginas: 320
Disponível na WOOK (ao comprares este livro através deste link, estás a contribuir para o crescimento do Bobby Pins)

9 comentários

  1. Este livro atraiu-me há uns tempos pela capa, e depois de ter lido a sipnose achei que valia a pena ler. :) Agora também já existe em português, por isso quando passar a época de exames vou dedicar-me a ele. Boa review Inês!

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia, mas confesso que fiquei bastante tentada, gostei. :p

    ResponderEliminar
  3. Ia dizer exatamente o mesmo que a Mind's Portrait xD

    ResponderEliminar
  4. A tua descrição fez-me lembrar um pouco o "Uma morte súbita" da J.K. Rowling! Acho que este é o tipo de livro que eu iria gostar de ler. Tenho que ir procurá-lo :)

    ResponderEliminar
  5. Quando vi a capa há dias, fiquei curiosa! No entanto, quando entrei na loja não o encontrei.
    Decididamente, vou procurá-lo

    ResponderEliminar
  6. Hmm fiquei curiosa, vou pô-lo na minha lista de espera :D *

    ResponderEliminar
  7. Olha que fiquei com vontade de o ler! Acho que vai para a wishlist. :)

    ResponderEliminar
  8. Resp: Eu é que agradeço ^^ Não tinha a intenção de fazer rubrica mas... tanta gente pareceu gostar que talvez avance para outras características interessantes nos blogs e tente ir buscar blogs mais escondidinhos.

    ResponderEliminar
  9. Gostei da descrição e fiquei com vontade de ler ;)

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.