FILMES || The Imitation Game

Eu ando a BOMBAR nas sugestões!

Confiante de que daqui vai sair um Original Score ou Best Picture, eu pelo menos gostaria que sim com este filme. Pelo que acabei de escrever parece-me mais que óbvio que gostei.

Estamos em pleno romper da II Guerra Mundial e Inglaterra tem em seu poder um engenho alemão a partir do qual é possível decifrar as mensagens encriptadas alemãs, de seu nome Enigma. O problema é que existe uma configuração diária para a máquina e à meia-noite, todos os dias, essa configuração sofre rearranjo para outra completamente diferente o que dá a qualquer mente brilhante exactas 18 horas desde a primeira mensagem da manhã para descobrir qual a configuração do Enigma antes que ela volte a desconfigurar.

Alan Turing é um matemático brilhante que sabe que tal jogo não pode ser feito por cabeças humanas. Seria longo e impossível e sabe que só uma máquina pode vencer outra máquina daquele calibre. Decide então criar Christopher, uma máquina que decifra a configuração actual do Enigma de forma a que eles a possam utilizar para ler, finalmente, as mensagens captadas aos alemães através de banais frequências de rádio. Porém a máquina não é inicialmente aceite pelos seus colegas de trabalho nem o seu superior e tudo indica que o mais provável é ser um projecto falhado.

Lutando para conseguir seguir em frente com a sua ideia, Alan debate-se ainda com outro problema, ao qual não consegue escapar: a sua orientação sexual, considerada ilegal na época. Existem desconfianças e Alan não sabe até quando vai poder manter o seu segredo.

E... por falar em segredos, um espião anda a partilhar informação para os Soviéticos. Quem será o espião?

O filme está delicioso, a prestação dos actores maravilhosa, acho que ele faz um bom duelo para Eddie neste Óscar de Melhor Actor (ainda que ache que o Eddie leva a melhor, I'm sorry). Uma história fantástica e que nos encanta na História, um filme que não podem deixar de ver. Eu pessoalmente fiquei ainda mais curiosa porque já tinha ouvido falar nesta grande cabeça, em conversa com o meu pai (grande amante de história) que me falou da sua importância e do quanto ele foi pioneiro no mundo dos computadores - talvez sem ele não estariam a ler o meu post -. Alan acaba por cometer suicídio comendo uma maçã com cianeto. Até há o rumor de que Steve Jobs deu o grande nome da empresa "Apple" em homenagem a Turing. 

Nem sempre a normalidade é o caminho para o brilhantismo.


6 comentários

  1. Este é um dos que mais quero ver, dos que estão nomeados aos Óscares. Parece-me muito bom :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda não tinha prestado muita atenção a este filme, nunca me puxou.. Mas parece ser bastante interessante!

    ResponderEliminar
  3. É um dos filmes que está na minha lista para ver, e depois de ler o que escreveste aqui, fiquei ainda com mais curiosidade em vê-lo :)

    ResponderEliminar
  4. Eu vi e recomendo, superou todas as minhas expectativas :)

    ResponderEliminar
  5. O teu resumo não poderia estar melhor, muito bem!
    Vi ontem à noite e adorei, o protagonista fez um papel excelente.

    ResponderEliminar
  6. Vi ontem e vou escrever a minha opinião sobre ele também porque um simples comentário não chega! Mas o protagonista é Alan Turing e não Alex :)

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.