sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

DESPORTO || As melhores razões para não desistires/começares a fazer exercício


1. Podes comprar aquela roupa fabulosa de ginásio e ténis a combinar
Num mundo blogosférico maioritariamente feminino, não podia deixar de incluir este ponto. Todas nós olhamos para as novas colecções de ténis e babamos para as cores e modelos. Portanto, se quiseres fazer com que 40-60 euros valham a pena, não uses só ténis da Nike para desfilar no Chiado e põe-te a mexer.

2. Não dá para pensares mais nada
E isso significa que a pressão do dia a dia, os testes, a discussão com o namorado ou a picardia com a amiga ficam "fora do ginásio". Sabe muito bem.

3. O não ter tempo é uma desculpa
Hoje em dia existem milhões de vídeos e aplicações com jornadas de exercícios rápidos (alguns nem 10 min.) portanto, cada vez que disseres que não podes porque não tens tempo, tens de estudar, tens de acabar o trabalho, a tese ou lavar o gato, pensa que aqueles 7 minutos em que estás a tentar arranjar desculpas e a pasmar podiam perfeitamente servir para mexeres um pouco o corpo. E antes 7 minutos do que nenhum.

4. Descobres novos objectivos e coisas em ti
Especialmente se estás em baixo ou numa época de stress, o desporto é uma das melhores coisas porque atingires um novo objectivo desportivo pode ajudar a renovar a tua confiança e a encarar alguns assuntos da tua vida de uma forma mais desafiadora e aventureira. Além do mais, descobres capacidades em ti que não imaginavas ter e uma nova força. Quem não adora, certo?

5. És mais organizada
O que significa que, sejas tu a pessoa que tira 1:30h para estar no ginásio ou 7 minutos por dia para mexer as pernas, tens de organizar o teu dia e o teu plano de horas. Tornas-te mais organizada e mais predisposta a fazer as coisas e acabar compromissos.

6. É para tremer mesmo e é para suar
Querias acabar um exercício enxugada e sem dores? Então mais vale ficares mesmo deitada no sofá porque o resultado é igual. Exercício é mesmo para o suor sair, para o cabelo ficar nojento, as bochechas rosadas. É para queimar e rasgar músculos, só assim evoluis. Enquanto encarares o desporto como uma princesa intocável, nunca irás atingir objectivos. Larga o vestido por meia hora, treina como uma verdadeira guerreira e volta a colocar as tiaras e brilhantes do fim. Simples.

7. É uma porta para conheceres pessoas novas
Evidentemente este ponto é mais fácil de concretizar quando não fazes exercício em casa mas, ainda assim, não deixa de ser possível. Acabas por, inevitavelmente, partilhar os teus treinos e objectivos e certamente irás de encontro com alguém que tem objectivos iguais ou muito semelhantes. Não só é uma motivação como também uma forma de conheceres pessoas diferentes.

8. Pára de encarar como um frete
És tu que escolhes a modalidade e os exercícios que queres mas não há desporto que não tenha, pelo menos, um exercício chato. Então pára de encarar como frete e castigo e começa a mudar a tua mentalidade. Desafia-te a correr mais depressa, a saltar mais alto, a conseguir fazer aquilo que ainda tens medo. Encara o desporto como uma aventura. Deixa o frete para as conversas de circunstância. Isto é por ti e só por ti.

9. Vais ter (mais tarde ou mais cedo) o corpo que queres
É quase certo que, quando fazemos desporto, acabamos por ter aquelas expectativas em relação a mudanças no nosso corpo. Mas a verdade é que elas demoram e devem ser encaradas com paciência. Não fiquem logo desiludidas na primeira semana ou primeiro mês. Avaliem que exercícios estão a fazer e apontem as vossas conquistas. E tenham consciência que uma pessoa que faz uma hora e meia de exercício e outra que faz sete minutos vai ter, inevitavelmente, resultados diferentes, para o bem e para o mal. Tudo depende da intensidade e empenho que colocam em cada tarefa. Mais tarde ou mais cedo, ainda que muito discretamente, eles aparecem. Ah! E a alimentação! Não estão à espera de ter um corpo lindo a fazer duas horas de exercício e a comer um Big Mac a seguir, pois não?

10. Aconteça o que acontecer, estás a fazer muito mais que a pessoa que está a gordichar no sofá
Sejam 7 minutos, sejam meia hora de caminhada, seja uma hora e meia, seja o que for. Hoje, fizeste mais que alguém que não fez nada e não desististe. E é a melhor razão para estares orgulhosa. Não desistas porque enquanto te mexes, centenas de milhares de pessoas invejam a tua determinação e querem ser como tu.

Bons treinos pessoal!

4 comentários:

  1. Adorei esta publicação, estava a precisar duma motivação para fazer alguma coisa da vida pois desde que entrei para a faculdade fiquei ainda mais lontra. Antes ainda tinha as aulas de educação física que parecendo que não sempre serviam para me mexer duas vezes por semana... Alguma sugestão de canais no Youtube para exercícios de 7-10 minutos? :)

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  2. Exacto! Não custa mesmo nada.
    Eu tenho feito bicicleta e exercícios em casa e é uma boa forma de começar e barata!

    http://coucoucaroline.blogspot.pt/

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  3. Eu costumo fazer exercício, 40 minutos de natação e 2h30 de ginástica por semana, e se há uma coisa que é verdade é que dá mais que para desanuviar a cabeça, é a melhor forma de nos distrairmos!

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  4. Este post deu-me sem dúvida aquele ânimo que me tem faltado :/

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