sábado, 6 de dezembro de 2014


Estudar Patologia e Toxicologia faz-me ter uma perspectiva muito ambígua do corpo humano. É um conjunto de sistemas tão frágil e susceptível, que todos os dias contacta com agentes mutagénicos, cancerígenos, tóxicos, desreguladores e, ainda assim, não ficamos doentes de um dia para o outro (mas todos os dias ingerimos ou somos sujeitos a estes agentes, todos!). Muitas vezes agredimos o nosso próprio corpo e nem assim ele desiste de nós (cada vez que fumamos ou drogamos, bebemos, esfolamos o joelho, batemos com a cabeça numa prateleira, comemos alto altamente calórico). É tão frágil e forte e equilibrado ao mesmo tempo. Com planos rápidos, lentos, A, B, C, todos conectados em equipa para ajudar o que falhar. Um verdadeiro um por todos, todos por um. Acho fascinante. Acho que um corpo que adoece é um corpo que deu tudo para tal não acontecer. Definitivamente mudou a minha perspectiva de ver a minha saúde. É um verdadeiro combate diário. Acho incrível.

13 comentários:

  1. Por estudar na área da saúde, também já tinha visto o corpo sob essa perspetiva que aqui apresentaste. É mesmo fantástico!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha imaginado que o corpo humano tivesse um sistema tão complexo assim.

    ResponderEliminar
  3. Também já tinha começado a ver as coisas assim. O corpo humano está mesmo bem feito, é fantástico =)

    ResponderEliminar
  4. E nós desconhecemos tanto das forças do nosso corpo.

    ResponderEliminar
  5. Adoro quando a faculdade e os trabalhos nos fazem olhar para a vida doutra forma :)

    R: Pela companhia e pela sandes de panado que me soube pela vida quando estava esfomeada x)

    ResponderEliminar
  6. E já reparaste que desde que nascemos que nunca deixámos de respirar, nunca deixámos de bombear sangue? é simplesmente fantástico!

    ResponderEliminar
  7. um combate que um dia todos perdemos!por isso cada dia de vida é uma vitoria

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)