domingo, 7 de setembro de 2014

FACULDADE || Las 5 Petas


É isso mesmo que vos venho falar hoje: petas de Faculdade. Aquelas coisas que se dizem em todo o lado e são - em 90% dos casos, atenção - uma autêntica mentira. Este post tem como objectivo chamar-vos a atenção e alertar-vos para terem um espírito crítico em relação a esta nova etapa. Cada Faculdade é uma Faculdade e cada curso é um curso e isto não é uma lei da Constituição. Mas estejam atentos quando ouvirem isto e confirmem se será verdade (junto a colegas, professores ou alunos mais velhos). Aqui vão as cinco petas mais famosas:

Se não leres este livro, não passas à cadeira // Têm de ler pelo menos dois destes artigos da bibliografia (de 200 exemplares) para conseguirem fazer esta cadeira
Será mesmo assim? Será que um exemplar de 1000 páginas é a guilhotina entre sobreviveres ou ficares de cabeça cortada? Fica atenta a determinados pormenores; Quem é o autor desse livro? O teu professor? Muitas vezes é isso que acontece e acaba por ser uma auto-promoção. Ou será o mestre dele? Atenta-te a esses pormenores e verifica se não há resumos ou sebentas já com a matéria essencial desses exemplares. Em todo o caso, podes sempre fotocopiar capítulos ou textos que consideres mais úteis. Mas uma coisa é certa: raramente chumbas por não leres a bibliografia de lá. É peta.

Eu vou colocar os powerpoints desta aula no final da semana
Salvo seja um professor que realmente faz isso, é a peta da história das petas. Geralmente o que acontece é nada aparecer no moodle ou plataforma de partilha. E no início até nem te preocupas. Até que chegas a duas semanas antes da frequência e não há um único slide ali. É aí que começam os emails e as perguntas. Cuidado com estes "final da semana". Este é um excelente ponto para reparares logo na primeira semana. Se não colocam logo as coisas - mesmo que digam que sim - começa a passar as coisas todas que vires nas aulas. É preferível estares dependente de ti mesma do que de quando der na gana o professor publicar os materiais. Mas geralmente todos eles demoram a pôr as coisas.

Vou conseguir na mesma ir à aula da manhã 
Disseste tu, depois de um jantar de curso a uma quinta-feira com aulas à sexta de manhã. É peta, mito pessoal. Vais acordar com sono, dor de cabeça e pensar "vale mesmo a pena ir à aula? naaah". Se tiveres algum evento a meio da semana ou com aulas no dia seguinte, pondera que aulas tens no dia seguinte, as faltas permitidas. Não te arrisques a faltar a aulas importantes. Não vale o copo que vais beber.

Um power point muito simples, alunos, nada de especial, não se preocupem muito com isso
ALERTA PETAAA! Quanto apostam que vai ser esse o professor mais atento a toda a estrutura e organização da apresentação? Não se baldem com esses professores e mantenham tudo como fariam numa apresentação normal. Não se esqueçam da bibliografia a rodapé no final de cada slide (a pequenino), metam paginação nos slides - eles adoram - e façam uma estrutura clean e perceptível. Quando eles dizem para estarem à vontade é quando mais desconfiados e preparados devem vir. Quando a esmola é grande, o pobre desconfia.

Só podes trajar se fores à praxe
Isso é completamente peta, esta nem há discussão. A única diferença é na altura em que trajas. Se fores à praxe trajas na altura do enterro, traçar de capa e nos anos seguintes. Se não fores à praxe trajas no teu ano de Finalista, pela Universidade. Trajar, trajas sempre. Se vale a pena comprares um traje de 100 euros só para duas cerimónias de Finalista, é a teu critério. Mas quem te diz que não trajas se não fizeres praxe está a rir-se por dentro.


Estas são as petas que mais me lembro. Lembram-se de mais? Digam-mas aqui por comentário! Deixem também em comentário se estas petas se aplicam ao vosso curso/faculdade

18 comentários:

  1. A última é algo que se ouve muito! Comprei traje, e não vou à praxe... foi dinheiro mal gasto? Que seja, o dinheiro é meu, trabalhei para o ganhar e gastei onde achei que era certo gastar. Já utilizei uma vez, durante o meu ano de caloira, na altura em que ocorreu a queda do muro em Braga e toda a academia estava de luto. Tenciono utilizar também nas serenatas e tudo isso. Não vou usar um ano inteiro como aqueles que vão praxar, mas faço uso do traje na mesma! :b

    ResponderEliminar
  2. Nem toda a gente paga o traje com o próprio dinheiro, aliás, normalmente os familiares gostam de contribuir nessas coisas. Eu, por exemplo, se não tivesse andado na praxe de certeza que não ia pedir esse dinheiro à minha família por um traje. Mesmo que o dinheiro fosse meu, não ia queimar 100 euros para usar 3 vezes. Mas estou a falar na minha perspectiva de vida, há quem não concorde. E as Serenatas são Académicas, não pertencem à Universidade enquanto instituição, há quem não olhe com bons olhos o pessoal trajar nessa altura.

    ResponderEliminar
  3. uma boa é "vamos só beber um café" e essa é a melhor

    ResponderEliminar
  4. Verdade! Temos de ser firmes no que queremos e definir prioridades. Não se consegue fazer tudo, tem de haver sempre alguma coisa que fica para trás.

    ResponderEliminar
  5. Ótimo post! Tens mesmo razão Inn! XD *

    ResponderEliminar
  6. Eu sou completamente ignorante nesta fase!Já ouvi de tudo acerca dos professores por isso, Inês, pergunto-te: os professores são mesmo altos bo** e não querem saber de ti e se não perceberes azar, ou ainda há uma alma que até é compreensiva? É que nesse aspecto estou um tanto assutada... :/

    ResponderEliminar
  7. A última é a mais batida, e Eu Só tive um ano na faculdade!

    ResponderEliminar
  8. Mais uma peta: "Já corrigiu a frequência professor?"
    "Não, mas está quase. Daqui a duas aulas trago".
    Tá quieto xD Um mês que passe e as frequências por chegar xD
    Mas tens toda a razão xD A primeira é a mais batida no meu curso xD

    ResponderEliminar
  9. Elsa, não consigo abrir o teu blogue...
    É assim, os professores deixam de vos levar ao colo. Se faltas, o problema é teu, se não trazes nada preparado para as aulas o problema também é teu. Deixam de nos "perseguir" à procura de justificações ou de assumir responsabilidades por nós. Agora somos nós os responsáveis pelo nosso futuro e é aí que vais notar diferença. Poucos sabem o teu nome (então nas públicas isso é mais evidente) e nem querem saber, és um número e mais um teste para corrigir. Eles vão chegar lá e dar a aula - uns mais competentes que outros - e se assistires, muito bem, se passarem, bestial, senão, não é culpa deles.
    São mais despreocupados com os alunos mas não significa que sejam maus profissionais. Como em toda a tua vida de escola vais ter professores medíocres, horríveis, sem jeito nenhum e vais ter professores que te inspiram, que são fantásticos e bem humorados. Mas nenhum limpa asneiras ou tem misericórdia. Isso é um facto.

    ResponderEliminar
  10. Felizmente, não apanhei professores que não facultavam o material! E sim, do traje ainda posso ajudar na festa ao dizer que Até existem pessoas a trajar no enterro, que não foram praxadas. Muito bom, este Post!

    ResponderEliminar
  11. O "ritual" de trajar na minha escola não tem nada a ver com o de Lisboa... nada mesmo. Nós somos baptizados em Outubro e só trajamos em Maio. Mas só a partir da segunda matrícula é que podemos andar de capa ao ombro, até lá temos que andar sempre de capa traçada.
    Mesmo que não participemos nas praxes, desde que sejamos baptizados (ou não... o meu curso é muito alternativo e há quem salte as regras) podemos trajar.

    (Um à parte... que inveja que tenho, o meu traje custou 250€ e chegaram-me a pedir 300 e tal numa loja T_T)

    ResponderEliminar
  12. Its a fact!

    http://owlonmarsz.blogspot.pt/2014/09/desafio-69-perguntas.html

    ResponderEliminar
  13. Confirmo todas as petas! A primeira então, ui... Dão-nos uma lista de bibliografia enorme mas na verdade mais vale estudar menos coisas e sabê-las bem. Se nos perdermos com tanto material de estudo, a coisa não corre bem!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  14. Todas essas petas: Check. Mesmo no curso de Línguas isso acontece sempre.
    Outras petas que agora estou a ver são: Os professores dizerem que passado 2 semanas entregam os testes (MENTIRA!!!). Entregam talvez 1 mês depois e com muitas sorte (Felizmente tive uma professora excelente que entregou 1x um teste passado 1 semana! A outra peta é dizerem a VOCÊS PRÓPRIOS que nunca irão adormecer numa aula! Eu dizia isso mas só na 1ª semana é que não dormi em lado nenhum, a partir daí adormecia, pelo menos, a uma aula por semana

    ResponderEliminar
  15. Essa de "mandarem" os ppts ja me acontecia no 11º...

    ResponderEliminar
  16. Ai este post está muito bom. Dava-me jeito ter lido algumas destas petas quando entrei para a faculdade. Mas deixa lá que rapidamente aprendi, ahah.

    Estive a tentar ver se me lembrava de mais alguma peta mas tu conseguiste reunir aqui as mais importantes!! :)

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)