sexta-feira, 29 de agosto de 2014

FACULDADE || Métodos de estudo


Eu sei que às vezes pareço muito maléfica mas eu tenho-vos em boa conta e gosto de poder ajudar-vos em pequenos pormenores portanto vou deixar-vos aqui (especialmente à minha anónima que fez o pedido) as minhas dicas rápidas de estudo que utilizo - que podem não resultar com toda a gente, mas comigo resulta -:

Fazer os meus próprios apontamentos:

Eu sei que às vezes perdemos demasiado tempo a fazer apontamentos, há quem simplesmente prefira ler a partir do material que tem (quando não tenho tempo é o que faço também), mas se tiver tempo eu gosto de fazer os meus próprios apontamentos. Obriga-me a dar cadência às matérias e obrigo-me a explicar por palavras próprias o que estou a ler. Acabo por interiorizar melhor. E às tantas é tanta coisa que vão ter à mão - coisas que escreveram nas aulas, slides, sebentas - que nem sabem por onde começar. Ter apontamentos e resumos que englobem as vossas fontes todas é excelente e é o que faço.

E também empresto esses apontamentos aos meus colegas. Se vão para a Faculdade, considerem isto um conselho de madrinha de praxe: não sejam fussos e emprestem apontamentos! Não ganham menos por isso e Deus abençoa-vos com boas notas e bom companheirismo.

Flashcards:

Eu nunca coloco definições nos meus apontamentos, guardo-os para flashcards. Num pedacinho de papel ou post it eu coloco o nome e no verso a definição. Nas minhas pausas de estudo muito mais prolongadas eu pego nesses cartões e vou-me "divertindo" a rever as matérias. Agora a sério, eu não me divirto, eu detesto estudar.

Saber sublinhar:

Nunca percebi aquela ideia de ir sublinhando as coisas porque o que acabo por fazer é ou sublinhar tudo ou simplesmente não perceber em que contexto sublinhei determinada coisa se abrir as minhas sebentas ao calhas. Portanto tenho um "código" de sublinhados muito simples do género, fazer boxes para enquadrar títulos, traço linear para ideias principais e ondulado para ideias secundárias que posso rever mais tarde. Outros pormenores são símbolos do género ! quando há algo importante, um visto quando concordo com a ideia, uma X quando não concordo com a ideia (dá imenso jeito quando fazemos trabalhos com artigos e temos de ter opiniões, etc.), def. para definição, uma seta para avisos, and so on. Usar marcadores fluorescentes de cores diferentes para funções diferentes também é uma ideia mas na minha opinião parece que alguém vomitou arco-íris nas minhas sebentas e tira-me um pouco o foco.

30 para 5:

É o meu nível horário, 30 minutos de estudo para 5 minutos de descanso total. O descanso é pequeno, eu sei, mas é o tempo suficiente para arejar a cabeça mas não perder aquela concentração que demora tanto tempo a chegar. Quando começo a acumular uma ou duas horas de estudo, aí sim faço uma pausa maior (que dura a vida inteira).

Comer e beber:

É uma das melhores formas que eu tenho de conseguir "segurar-me" no estudo, comer e beber. Como passo a vida a comer, quando estudo tem de ser algo que facilmente consiga despachar mas possa estar infinitamente a comer por isso opto por frutos pequenos ou, para gordinis como eu, gummy bears. Uma caneca de chá ao meu lado é sempre bem vinda (SIM PORQUE AINDA NÃO TOQUEI EM CAFÉ!)

Don't. Ever. Shut. Up.

Esta é uma daquelas coisas que tu vais querer fazer sozinha, falar em voz alta. É algo que eu faço imenso, especialmente quando começo a memorizar e interiorizar matéria, falar, falar, falar e aproveitar quando falo sobre algum conceito que já memorizei para o relembrar e acaba por ser um discurso non-stop sobre a matéria. Para mim é fantástico porque consigo abstrair-me do mundo, pode estar a dar o filme da minha vida ou o novo álbum dos Coldplay (humm, não sei bem quanto a esta) mas falando nunca perco o fio à meada e esqueço-me do que está a acontecer à minha volta.

Estas são algumas dicas, eu penso que não serão nada de novo - já estão carecas de saber - mas nunca é demais partilhar. Na Faculdade ganhamos novos ritmos de estudo e hábitos que nunca sonhávamos criar. Eu por exemplo nunca pensei que iria estudar taaaaanto. Nunca digam nunca, amigos. Veteranos da Faculdade, deixem aqui nos comentários um dos vossos métodos de estudo, para diversificarmos sugestões! Os caloiritos agradecem! 

18 comentários:

  1. Confesso que não sou tão disciplinada como tu, em relação ao estudo. Mas também gosto de fazer os meus apontamentos, até quando só estou a estudar por slide, por exemplo, o que acho mais importante escrevo nem que seja entre as linhas de texto, post-its, verso da folha... gosto de estar sempre a escrever, porque depois até me lembro de que escrevi x coisa em certa parte e relembro-me assim da matéria. Apesar disso tudo, estar atenta às aulas e tirar apontamentos, pelo menos para mim, é 80% do caminho para o estudo! (pena que 99% dos meus profs sejam tão desinteressantes e maus professores, que não consigo estar atenta as 3h da aula e muito menos conseguir apontamentos interessantes). Mas o meu conselho é mesmo aproveitarem as aulas!

    ResponderEliminar
  2. Este post é bem útil! Mas ainda bem que já não tenho de estudar para frequências muahahaha :D

    ResponderEliminar
  3. Sou daquelas pessoas que só confia nos apontamentos que faz e acabo sempre por emprestá-los à turma toda. Não me importo nada, desde que os devolvam inteiros e em condições xb

    ResponderEliminar
  4. Algumas dessas já fazia, como a pausa dos 5 a cada 30 :)

    ResponderEliminar
  5. Também tenho de fazer os meus próprios apontamentos, só assim é que consigo memorizar as coisas. E falo imenso sozinho a decorar :)

    ResponderEliminar
  6. Sou como tu. Também utilizo variados símbolos para cada situação. Por vezes coloco frases divertidas nos apontamento, para que quando for estudar a sério, não ser um estudo tão monótono e cansativo!

    ResponderEliminar
  7. Sou como tu. Também utilizo variados símbolos para cada situação. Por vezes coloco frases divertidas nos apontamento, para que quando for estudar a sério, não ser um estudo tão monótono e cansativo!

    ResponderEliminar
  8. Sou como tu. Também utilizo variados símbolos para cada situação. Por vezes coloco frases divertidas nos apontamento, para que quando for estudar a sério, não ser um estudo tão monótono e cansativo!

    ResponderEliminar
  9. Falar em voz alta é um dos meus maiores talentos. Faço-o muitas vezes. Como tenho um irmão gémeo, que acaba por me acompanhar no estudo, falo com ele, para ele, é uma algazarra aqui em casa!
    Mas resulta muito bem. Considero esta dica como uma das mais importantes para todos os caloiros (incluindo eu, que vou para a faculdade este ano!)

    ResponderEliminar
  10. Super útil tenho que guardar isto algures... agora onde? ahahah

    ResponderEliminar
  11. Ui eu falo imenso sozinha. Ás vezes os meus pais pensam que sou doida xD

    ResponderEliminar
  12. Obrigada Inês pelas dicas :) Temos métodos de estudo muito parecidos !
    Eu também gosto bastante de estudar definições com flash cards mas enerva-me ter eu que fazer os cartões com cartolina. Eu sei que noutros países já os vendem mas em Portugal eu não consigo encontrar :x Como é que tu fazes?

    ResponderEliminar
  13. acho que vou aproveitar as tuas dicas para sublinhar, é que às vezes nem levanto o lápis, já que me parece tudo importante :p quanto às pausas, não sei, acho que me ia aproveitar e prolongar os cinco minutos :s

    ResponderEliminar
  14. Os meus métodos de estudo também eram assim, excepto os flashcards que desconhecia e o 30 para 5 que fazia sempre 1h para 1o-15 minutos :)

    ResponderEliminar
  15. Adorei este post, são sem dúvida ótimos conselhos!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  16. Tinha muitos pontos em comum contigo. São excelentes métodos de estudo!

    ResponderEliminar
  17. Também estudo assim, sobretudo com os flashcards e fazendo os meus próprios apontamentos x)

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)