terça-feira, 15 de julho de 2014

Hello!


Esta é aquela altura do ano em que eu sou considerada uma turista no meu próprio país.
Até ao Verão só me acontece isso em Lisboa mas a partir daí é em qualquer lado. O meu cabelo fica ainda mais loiro no Verão o que reforça a ideia de que sou estrangeira e não há sítio onde vá que não me cumprimentem com um "Hello" ou "Yes?"

A maior parte das vezes respondo em português e as pessoas ficam meio desengonçadas e envergonhadas, dizendo "Pensei mesmo que eras inglesa, desculpa!" mas outras vezes sou tão estúpida (ou loira) que o inglês liga o interruptor e respondo também em inglês, o que fica ridículo porque há alturas onde têm de arranjar formas de me responder em inglês quando eu sei perfeitamente o que querem dizer.
O pior que já me aconteceu foi sentar-me num café e um grupo de amigos que estava na mesa ao lado dizer, em português vernáculo alto e bom som "Esta é inglesa, podes dizer-lhe que ela é toda boa e nem desconfia" e eu olhei para eles com uma cara absolutamente chocada. Claro que eles ficaram ainda mais brancos que eu.

Mas é mais forte que eu, é automático. Se me falam em inglês eu imediatamente excluo o português da cabeça, seja quem for, e foco-me na língua inglesa. E por isso tenho mais dificuldades em responder "Olá" a um "Hello" do que a pessoa a minha frente tem de perceber que sou apenas uma portuguesa branquela.

4 comentários:

  1. Também já me aconteceu responder em inglês. Normalmente é quando me saem as coisas sem pensar, qd é mais natural :P

    ResponderEliminar
  2. Isso já te deve ter dado imensas situações hilariantes :D

    ResponderEliminar
  3. Também sinto isso em relação à língua inglesa mas a mim ninguém me confunde ahahahah

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)