FACULDADE || Três Semestres de Nutrição


Apesar de Ciências da Nutrição ser um curso muito directamente ligado à alimentação, há muito mais do que ficar fechado num consultório a distribuir planos alimentares. As vertentes são inúmeras, desde restauração, indústria alimentar, controlo de qualidade, setor comunitário e de ensino, vertente desportiva... até para a NASA poderíamos trabalhar (alguém tem de pensar nas refeições dos astronautas, certo?)!

A versatilidade do meu curso foi um factor decisivo na hora de embarcar na vida universitária. E observando os interesses e ambições dos meus colegas, concluo que não estamos a caminhar para as mesmas metas e sim para as vertentes profissionais que encaixam na nossa personalidade. E isso é importante. Confesso que ainda me sinto muito divida sobre que caminho seguir.

A componente prática do meu curso também é um fator de excelência. As cadeiras são diversificadas e os conselhos partilhados pelo corpo docente são valiosos para que sejamos profissionais íntegros e competentes. Mais do que resolver problemas, assistir dúvidas ou ultrapassar desafios, precisamos de saber fazê-lo com rigor, carácter e sensatez. Gosto que esses elementos não sejam descurados.

17 comentários

  1. A maioria dos meus professores também tem cuidado com essa parte mais humana e menos "robótica" e isso descansa-me porque sei que estou a aprender um pouco de tudo e que tudo me será útil :)
    Nutrição é um curso interessante mas eu confesso que não seria para mim :)

    ResponderEliminar
  2. Sem duvida cursos com vertentes mais praticas e mais abertas em que não há o emprego para que todos lutam é o melhor. felizmente o meu é um caso desses.
    Obrigada pelo link

    ResponderEliminar
  3. não tenho essa ideia do curso que refres que muitas vezes as pessoas têm :) e eu tmb gosto disso de lidar com pessoas sempre

    ResponderEliminar
  4. Não sabia que tinha tantas saídas :)

    ResponderEliminar
  5. Por acaso, o teu curso é um dos cursos que estou a ponderar. E este teu texto ainda me deixou mais interessada nele. Consegues mesmo cativar as pessoas (:

    ResponderEliminar
  6. r: É exatamente isso que eu penso! Não poder ver ia deixar-me de rastos mas não poder ouvir música também...

    ResponderEliminar
  7. De facto o curso tem mesmo muitas vertentes, das quais a maioria eu desconhecia :)

    ResponderEliminar
  8. Fiquei a conhecer muito melhor o te curso. Só associava à parte do consultório e do desporto. É bom saber que temos várias saídas. Mais importante ainda é saber que estás a estudar para uma coisa que gostas e queres fazer... beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Apesar de já saber o teu curso, agora é que reparei no interesse na área de "consultório" e lembrei-me de um episódio com a minha irmã.
    Ela desde de pequena para comer é horrível. Não gosta de batata nem frita, não comia arroz, massa, nada disso.
    Era pequena 2/3 anitos, se mal acordasse de manhã, se em vez de leite lhe perguntassem se queria carne ela dizia que sim. Depois de idas a nutricionista ela disse para a fazer relacionar a comida com coisas de maneira a ela achar graça e comer. A minha mãe fez brócolos e disse-lhe que eram árvores. Ela no auge dos seus três aninhos, desfaz os brócolos, e quando lhe perguntaram porquê a resposta foi " é o outono mãe!".
    Hoje com 9 anos, continua basicamente o mesmo. **

    ResponderEliminar
  10. Quase me deste vontade de ir para Nutrição... :P

    Nunca pensei que esse curso pudesse ter tantas saídas.

    Obrigada pelo link ^.^

    ResponderEliminar
  11. Já conhecia um pouco do curso, porque quando entrei para a uni. tinha, também ponderado este curso.

    ResponderEliminar
  12. Como ando no mesmo curso que tu, estou ciente dessas saídas profissionais todas =) Mas todas as pessoas com quem falo limitam logo a nutrição a um consultório. Confesso que a parte de clínica é a saída que menos me atrai xD Mas ainda nem sei para que área me hei-de virar... A coisa torna-se mais difícil quando este curso não era a minha primeira opção, mas agora há que continuar em frente

    ResponderEliminar
  13. ahah és tu que sofres porque ninguém saber o que é nutricionista e eu que sofro porque ninguém sabe o que é dietista

    ResponderEliminar
  14. as saídas profissionais do teu curso parecem muito interessantes! afinal trata-se de trabalhar sobre uma coisa tão maravilhosa como a comida :p
    vou continuar a seguir-te no teu novo blog :)

    ResponderEliminar
  15. É uma área que gosto imenso, que me desperta imensa curiosidade e que gostava de saber imensa coisa. Agora estou a ser acompanhada por uma nutricionista e faço imensas perguntas. Acho que um dia mais tarde vou acabar por investir nisso!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.