segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

FACULDADE || Três Semestres de Nutrição


"Ah... e isso é para quê?" normalmente é o que me respondem quando digo que estou em Ciências da Nutrição. Não se adiantem já a dizer "cambada de leigos", há mesmo imensa gente que não sabe o que é tirar Ciências da Nutrição. Mais difícil ainda é quando eu digo "Nutricionista" e me respondem "Não sei o que isso é. Mas faz-me lembrar trapezista. Estás no Chapitô?". Podem rir-se - eu também ri - mas isto aconteceu-me mesmo. As pessoas simplesmente não sabem.

A verdade é que, apesar de Ciências da Nutrição estar sempre ligado à alimentação, há muito mais do que ficar fechado num consultório a atender gordinhos, magrinhos, grávidas, crianças ou velhinhos e a 'cuspir' planos alimentares. Também aqui confesso que, até agora, é isto que quero fazer. Para vocês poderá ser uma seca tremenda, eu acho fantástico abordar pessoas todos os dias, diferentes.

Mas há muito mais do que consultórios; Podemos associar-nos a uma cadeia de restauração e fazer a aprovação nutricional dos menus (o que implica viagens pagas pela empresa, nada mau), controlo de qualidade dos alimentos - mais para a área dos laboratórios, onde se fazem testes para ver se os produtos têm mesmo qualidade, se respeitam o rótulo, etc. - ou até podemos associar-nos a cantinas de escolas ou hotéis para fazer o plano semanal das refeições. Há também o ensino, a vertente desportiva (podemos ser nutricionistas num clube desportivo apenas) ou, numa perspectiva mais ambiciosa, também podemos ser nutricionistas em empresas fabulásticas como a NASA e estudar quais os alimentos essenciais para um astronauta no espaço comer lá nos reinos das estrelas. Um mundo de opções infinitas.

Muito honestamente, eu gosto do meu curso porque é bastante aberto. Não estamos a caminhar para as mesmas metas, estamos a correr e a seguir os atalhos que melhor se encaixam nas nossas ambições e personalidades. E isso é importante. Eu ainda estou apaixonada pela vertente de consultório porque o verdadeiro desafio não é engordar ou emagrecer pessoas: o verdadeiro desafio é devolver o prazer de comer a pessoas que têm as maiores limitações alimentares, como diabéticos, alérgicos, pessoas com insuficiências. Porque eles também merecem estes prazeres, não concordam?

Gosto do meu curso e do facto de ser muito prático. Nestes 3 semestres que já vivi, temos excelentes cadeiras (umas mais úteis que outras) mas todas que nos focam para a vertente prática das coisas: saber o que dizer, saber o que escrever, saber como e quando ouvir, saber se devemos responder e como responder. E saber ser competente. É importante, mais do que saber escrever três páginas sobre um assunto, saber fazê-lo com mestria e sensatez. Gosto que o meu curso e os meus professores estejam focados nisso.

Mesmo que, para isso, tenha de quase morrer como um zombie em pé do imenso trabalho que tenho para fazer.

17 comentários:

  1. A maioria dos meus professores também tem cuidado com essa parte mais humana e menos "robótica" e isso descansa-me porque sei que estou a aprender um pouco de tudo e que tudo me será útil :)
    Nutrição é um curso interessante mas eu confesso que não seria para mim :)

    ResponderEliminar
  2. Sem duvida cursos com vertentes mais praticas e mais abertas em que não há o emprego para que todos lutam é o melhor. felizmente o meu é um caso desses.
    Obrigada pelo link

    ResponderEliminar
  3. não tenho essa ideia do curso que refres que muitas vezes as pessoas têm :) e eu tmb gosto disso de lidar com pessoas sempre

    ResponderEliminar
  4. Não sabia que tinha tantas saídas :)

    ResponderEliminar
  5. Por acaso, o teu curso é um dos cursos que estou a ponderar. E este teu texto ainda me deixou mais interessada nele. Consegues mesmo cativar as pessoas (:

    ResponderEliminar
  6. r: É exatamente isso que eu penso! Não poder ver ia deixar-me de rastos mas não poder ouvir música também...

    ResponderEliminar
  7. De facto o curso tem mesmo muitas vertentes, das quais a maioria eu desconhecia :)

    ResponderEliminar
  8. Fiquei a conhecer muito melhor o te curso. Só associava à parte do consultório e do desporto. É bom saber que temos várias saídas. Mais importante ainda é saber que estás a estudar para uma coisa que gostas e queres fazer... beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Apesar de já saber o teu curso, agora é que reparei no interesse na área de "consultório" e lembrei-me de um episódio com a minha irmã.
    Ela desde de pequena para comer é horrível. Não gosta de batata nem frita, não comia arroz, massa, nada disso.
    Era pequena 2/3 anitos, se mal acordasse de manhã, se em vez de leite lhe perguntassem se queria carne ela dizia que sim. Depois de idas a nutricionista ela disse para a fazer relacionar a comida com coisas de maneira a ela achar graça e comer. A minha mãe fez brócolos e disse-lhe que eram árvores. Ela no auge dos seus três aninhos, desfaz os brócolos, e quando lhe perguntaram porquê a resposta foi " é o outono mãe!".
    Hoje com 9 anos, continua basicamente o mesmo. **

    ResponderEliminar
  10. Quase me deste vontade de ir para Nutrição... :P

    Nunca pensei que esse curso pudesse ter tantas saídas.

    Obrigada pelo link ^.^

    ResponderEliminar
  11. Já conhecia um pouco do curso, porque quando entrei para a uni. tinha, também ponderado este curso.

    ResponderEliminar
  12. Como ando no mesmo curso que tu, estou ciente dessas saídas profissionais todas =) Mas todas as pessoas com quem falo limitam logo a nutrição a um consultório. Confesso que a parte de clínica é a saída que menos me atrai xD Mas ainda nem sei para que área me hei-de virar... A coisa torna-se mais difícil quando este curso não era a minha primeira opção, mas agora há que continuar em frente

    ResponderEliminar
  13. ahah és tu que sofres porque ninguém saber o que é nutricionista e eu que sofro porque ninguém sabe o que é dietista

    ResponderEliminar
  14. as saídas profissionais do teu curso parecem muito interessantes! afinal trata-se de trabalhar sobre uma coisa tão maravilhosa como a comida :p
    vou continuar a seguir-te no teu novo blog :)

    ResponderEliminar
  15. É uma área que gosto imenso, que me desperta imensa curiosidade e que gostava de saber imensa coisa. Agora estou a ser acompanhada por uma nutricionista e faço imensas perguntas. Acho que um dia mais tarde vou acabar por investir nisso!

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)