quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

EVENTOS || Carnaval de Torres Vedras

É todos os dias assim
Há duas coisas nas quais eu nunca vou acreditar, nem que me façam a maior palestra do planeta: No Pai Natal e em algum sítio em Portugal que faça um Carnaval melhor que em Torres Vedras.
Perdoem-me o descrédito, se tiverem tradição carnavalesca, mas digamos, existem muitos jogadores bons, o que não detém o Cristiano Ronaldo de ser o melhor do mundo. E o Carnaval de Torres é o Cristiano Ronaldo, se falarmos nestes termos.

É difícil, para alguém que não vive num local com tradição no Carnaval, de gostar desta época. Já nós, Torreenses, vivemos para esses seis dias de folia completa. Achei piada quando entrei na Faculdade e falei neste evento aos meus colegas, ao qual eles responderam "ah, não acho muita piada ao Carnaval..." e faziam caretas, sempre que falava de lá. Então, eu disse: "Uma noite. Vão só uma noite e, se não gostarem, nunca mais falo disto à vossa frente".
Este ano eles compraram a pulseira dos dias todos e estão mais ansiosos com a data do que eu!!!

Mas o que há de tão bom neste Carnaval? É difícil explicar. É uma vibração de alegria, de boa disposição inacreditável. Toda a gente sai à rua mascarada, toda a gente sabe as letras das músicas. As estradas enchem-se de pessoas mascaradas a dançar, a conviver, a abraçarem-se! A famosíssima Praça da Batata fica apinhada e todos cantamos tão alto que abafamos o som do palco. Todos os anos é lançado um tema para nos mascararmos de acordo, mas não é obrigatório segui-lo, apesar da maior parte das pessoas cumpri-lo. Este ano é "O Mundo da Televisão" e já tenho todas as minhas máscaras pensadas! Há também o corso de Carnaval, onde grupos que se inscrevem desfilam com as suas máscaras associadas ao tema, e nas quais depois votamos para decidir a mais gira. Depois também há o Corso das escolas de dia, onde os pequenos ganham os holofotes e desfilam com as roupas, normalmente, criadas por eles ao longo das semanas nas escolas.

Há também uma outra tradição em Torres: os homens, mascaram-se de mulher. Não se chamam travestis, seus leigos, chamam-se Matrafonas!!! E quanto maior for a copa do sutiã, e quanto mais curta for a mini saia, melhor será a Matrafona. É a maior animação! E não, não são menos homens por o fazerem. É giro porque a maior parte das vezes mascaramo-nos sempre todos juntos e as raparigas têm depois a missão de maquilhar os homens. Sombras garridas e batons rosa choque!!! E salto alto!

Os meus dias de Carnaval estão sempre pensados com uma máscara para cada dia e com um grupo. Mas adoro estar a passear na rua a cantar todas as músicas e encontrar uma Minnie que depois vejo que é o meu amigo X, ou uma bailarina que é a Y, ou alguém mascarado de diabo que é W. Estamos todos juntos e alegres para viver estes dias de folia.

Se algum dia puderem ir ao Carnaval de Torres, arrisquem vir. Arrisquem vir para se divertir. Uma noite, como disse aos meus amigos Lisboetas (perdoem-me, insonsos no Carnaval). Uma noite e rendem-se.

Fiquem com o vídeo promocional. Retrata bem o que quero dizer. Espero por vocês aqui!


9 comentários:

  1. Só conheço de ver na TV, não conta :p

    ResponderEliminar
  2. Fiquei super curiosa por ir, nem imaginas xD

    ResponderEliminar
  3. Não achava grande piada ao carnaval, mas este vídeo chama a atenção, sem dúvida. :)

    ResponderEliminar
  4. nao conheço o carnaval de torres vedras, gosto muito do de famalicão :)
    r: do pouquinho que li tmb me pareceu

    ResponderEliminar
  5. É longe para mim mas quem sabe um dia né? xD
    P.S: estou-te a seguir, que giro blogue!

    ResponderEliminar
  6. Não fazia ideia que eras de Torres Vedras! Eu também sou :D E este ano vou estar longe desse carnaval, nem imaginas como me vai custar!

    ResponderEliminar
  7. Estou a morrer! Oh Meu Deus! Tu vens ao Carnaval de Torres? :ooo
    É só o melhor carnaval, nem acredito que está quase. Há quanto tempo é que costumas ir? Estou mesmo boquiaberta, que fixe :D
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  8. Estou a morrer! Oh Meu Deus! Tu vens ao Carnaval de Torres? :o
    É só o melhor carnaval, nem acredito que está quase. Há quanto tempo é que costumas ir? Estou mesmo boquiaberta, que fixe :D
    Beijinhos *

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)